Quando falamos sobre os gêneros de jogos Roguelike e Roguelite, adentramos um mundo fascinante e desafiador.
Ambos os termos têm suas raízes em um jogo clássico chamado Rogue, lançado em 1980, que estabeleceu as bases para uma nova forma de jogar.
Desde então, os Roguelikes e Roguelites se tornaram uma categoria de jogos que cativam os jogadores com suas mecânicas únicas e experiências de jogo imprevisíveis.
Esses gêneros compartilham características em comum, como a morte permanente e a progressão baseada em exploração e descoberta.
No entanto, existem diferenças sutis entre eles, que abordaremos mais adiante. Ambos desafiam os jogadores a se aventurarem por masmorras geradas proceduralmente, enfrentando monstros mortais, coletando tesouros valiosos e lidando com eventos aleatórios que podem alterar drasticamente o rumo de sua jornada.
Os jogos Roguelike e Roguelite se destacam por sua alta dificuldade, exigindo estratégia, habilidade e adaptação rápida. Eles oferecem uma experiência altamente recompensadora, onde cada nova partida é única e oferece desafios e oportunidades diferentes.
Neste post, exploraremos a fundo os gêneros Roguelike e Roguelite, examinando suas origens, principais características e exemplos populares.
Acompanhe-nos nesta jornada emocionante pelo mundo dos jogos Roguelike e Roguelite e prepare-se para enfrentar a morte em inúmeras formas, enquanto busca a glória e a sobrevivência.
Rogue, o pai dos Roguelikes
O primeiro jogo que deu origem aos gêneros Roguelike e Roguelite foi chamado simplesmente de “Rogue”. Desenvolvido por Michael Toy e Glenn Wichman, Rogue foi lançado em 1980 como um jogo de aventura em ASCII para computadores mainframe.
A história de Rogue se passa nas profundezas de uma masmorra subterrânea cheia de perigos e tesouros.
O objetivo do jogador é explorar cada nível da masmorra, enfrentando criaturas mortais, coletando tesouros valiosos e buscando o lendário Amuleto de Yendor, que está escondido no nível mais profundo da masmorra.
O jogo apresentava uma mecânica única e inovadora para a época: cada vez que o jogador se movia, o mundo do jogo também se movia, criando uma experiência dinâmica e desafiadora.
Além disso, a masmorra era gerada proceduralmente, o que significava que cada nova partida era única, com layouts de níveis, itens e inimigos gerados aleatoriamente.
Uma característica fundamental de Rogue era a morte permanente. Se o personagem do jogador fosse derrotado pelos inimigos, ele perderia todo o progresso e teria que começar uma nova partida desde o início.
Isso adicionava uma dose de tensão e significado às escolhas e ações do jogador, tornando a experiência ainda mais emocionante.
Rogue foi um sucesso imediato e se tornou um marco na história dos jogos eletrônicos. Sua jogabilidade desafiadora e sua abordagem única influenciaram fortemente o desenvolvimento de jogos posteriores, dando origem aos gêneros Roguelike e Roguelite.
Desde então, inúmeros jogos Roguelike e Roguelite foram lançados, cada um com sua própria história e mecânicas.
Esses jogos continuam a evoluir, oferecendo experiências cativantes e imprevisíveis para os jogadores que buscam desafios únicos e aventuras emocionantes.
O que é Roguelike?
Em um jogo Roguelike, a morte é final. Isso significa que, quando o personagem do jogador é derrotado, geralmente não há checkpoints ou saves para retornar ao ponto anterior.
O jogador é forçado a recomeçar o jogo desde o início, perdendo todo o progresso anterior. Essa mecânica cria um senso de perigo constante e exige que o jogador tome decisões estratégicas e cuidadosas durante toda a partida.
Os jogos Roguelike geralmente se passam em masmorras ou ambientes semelhantes, divididos em vários níveis. O objetivo do jogador é explorar esses níveis, enfrentar inimigos, coletar itens e buscar a conclusão final do jogo.
Cada nível é gerado proceduralmente, o que significa que sua estrutura, inimigos, itens e eventos são aleatórios a cada nova partida. Isso garante que cada jogatina seja única e apresente desafios diferentes.
A geração procedural é um elemento-chave nos jogos Roguelike. Em vez de ter um mundo fixo e pré-determinado, os níveis, itens e outros elementos do jogo são gerados aleatoriamente a cada partida.
Isso garante a variedade e a replayabilidade, já que cada nova jogada apresenta um desafio fresco e inesperado.
Além disso, a geração procedural de conteúdo torna impossível para o jogador memorizar completamente o jogo, exigindo que eles se adaptem rapidamente às situações em constante mudança.
Os jogos Roguelike são conhecidos por sua alta dificuldade e pela necessidade de planejamento estratégico.
Os jogadores devem tomar decisões cuidadosas em relação a combate, exploração, uso de itens e gerenciamento de recursos, pois uma escolha equivocada pode levar à derrota iminente.
A estratégia desempenha um papel crucial na sobrevivência e no progresso no jogo.
Além dessas características principais, os jogos Roguelike podem apresentar uma variedade de elementos adicionais, como permadeath opcional, habilidades desbloqueáveis, progressão persistente entre as partidas e sistemas de construção de personagens complexos.
É importante observar que, ao longo do tempo, o termo “Roguelike” foi se expandindo para incluir jogos que possuem algumas, mas não todas, as características tradicionais do gênero.
Esses jogos são frequentemente referidos como Roguelites, que são uma variação mais acessível e menos punitiva dos jogos Roguelike.
Os jogos Roguelike oferecem uma experiência desafiadora, recompensadora e altamente imprevisível, atraindo jogadores que buscam um desafio estratégico único e uma jogabilidade envolvente.
O que é Roguelite?
A principal diferença entre os gêneros Roguelike e Roguelite está na maneira como abordam a progressão e a persistência entre as partidas.
Os Roguelikes são mais próximos da experiência clássica estabelecida pelo jogo “Rogue”. Eles seguem características como morte permanente, geração procedural de conteúdo e alta dificuldade.
Cada vez que o personagem do jogador é derrotado, é necessário recomeçar o jogo desde o início, perdendo todo o progresso anterior.
A progressão no jogo ocorre exclusivamente dentro da partida em andamento, sem elementos persistentes entre as sessões de jogo.
Os Roguelikes tradicionais são conhecidos por sua natureza desafiadora, jogabilidade estratégica e exploração de masmorras imprevisíveis.
Por outro lado, os Roguelites apresentam uma abordagem mais acessível e incluem elementos de progressão persistente.
Embora também mantenham a morte permanente e a geração procedural de conteúdo, os Roguelites oferecem ao jogador a possibilidade de desbloquear permanentemente certos elementos que ficam disponíveis em futuras jogadas.
Isso pode incluir desbloqueio de personagens, habilidades, itens ou outros elementos que contribuem para a progressão gradual do jogador ao longo do tempo.
A progressão persistente permite que o jogador sinta que está construindo algo ao longo das partidas, oferecendo um senso de crescimento e desenvolvimento do personagem.
Em resumo, enquanto os Roguelikes são mais tradicionais, com morte permanente e progressão apenas dentro da partida atual, os Roguelites adicionam elementos de progressão persistente, permitindo que o jogador desbloqueie elementos permanentes que afetam futuras jogadas.
Essa adição de progressão persistente torna os Roguelites mais acessíveis para alguns jogadores, oferecendo uma sensação de avanço contínuo mesmo diante dos desafios imprevisíveis que caracterizam ambos os gêneros.
Os 10 jogos Roguelike e Roguelite mais jogados
The Binding of Isaac
Um dos Roguelikes mais populares, que combina elementos de ação e RPG em um mundo sombrio e perturbador.
Os jogadores assumem o controle de Isaac enquanto ele enfrenta monstros, coleta itens e desvenda segredos em masmorras geradas aleatoriamente.
Enter the Gungeon
Neste jogo de tiro Roguelike, os jogadores exploram um calabouço repleto de armas peculiares e enfrentam inimigos mortais. Com uma jogabilidade desafiadora e cheia de tiroteios frenéticos, o jogo conquistou muitos fãs ao redor do mundo.
Spelunky
Um clássico moderno do gênero, “Spelunky” é conhecido por sua jogabilidade precisa e desafiadora. Os jogadores embarcam em uma aventura de exploração de cavernas cheias de perigos, tesouros e segredos, com a morte permanente sempre à espreita.
Dead Cells
Com uma combinação única de elementos de Roguelike e Metroidvania, “Dead Cells” cativa os jogadores com sua jogabilidade fluida, combate intenso e exploração de níveis repletos de desafios. O jogo oferece uma progressão persistente, permitindo que os jogadores desbloqueiem novas habilidades e armas ao longo do tempo.
Slay the Spire
Este jogo inovador combina elementos de Roguelike com um sistema de construção de baralhos.
Os jogadores enfrentam uma série de desafios em forma de combates de cartas, enquanto constroem seu baralho, adquirem novas cartas e aprimoram suas estratégias para chegar ao topo da torre.
Rogue Legacy
Neste jogo, os jogadores controlam uma linhagem de heróis que exploram um castelo gerado aleatoriamente. Cada personagem possui características únicas e, quando morre, é sucedido por um descendente com habilidades e traços diferentes.
Darkest Dungeon
Um jogo de RPG sombrio e desafiador, onde os jogadores assumem o papel de um grupo de heróis explorando masmorras perigosas.
O jogo enfatiza o gerenciamento do estresse e da sanidade dos personagens, além de exigir escolhas difíceis e estratégia cuidadosa.
Risk of Rain 2
A sequência deste aclamado Roguelike em terceira pessoa apresenta uma jogabilidade cooperativa, onde os jogadores exploram um planeta alienígena hostil, enfrentando hordas de inimigos.
O jogo possui um sistema de progressão persistente e uma variedade de personagens jogáveis com habilidades únicas.
FTL: Faster Than Light
Neste jogo espacial de estratégia, os jogadores comandam uma nave interestelar enquanto tentam escapar de uma frota rebelde.
As batalhas são em tempo real e os jogadores precisam gerenciar recursos, tripulação e atualizações da nave para sobreviver.
Hades
No jogo, os jogadores assumem o papel de Zagreus, filho do deus do submundo, Hades. Cansado de viver no reino sombrio, Zagreus decide escapar do submundo e alcançar o Monte Olimpo, lar dos deuses.
No entanto, para atingir seu objetivo, ele precisa enfrentar uma série de desafios mortais e derrotar as criaturas que guardam seu caminho.